HERÓIS OU VILÕES?

 

Tomei a decisão de não dar uma resposta a essa pergunta. E tomei a liberdade de dar a voz a todos: aos soldados que anseiam ter índias à vontade e extorquir os civis impunemente; aos seguidores do novo governador que procuram uma vida de igualdade com os nativos; aos indígenas que buscam o amparo dos espanhóis e aos que só desejam a morte e a expulsão dos estrangeiros.

Heróis ou vilões, e você quem deve decidir. «Cães de batalha» (com versões em espanhol e português, e proximamente em inglês) e «Ierê» (com versão em espanhol e proximamente em português) mostram os fatos do avanço dos espanhóis desde Assunção até o norte do Pantanal, e as personagens atuam e se interrogam acerca dos seus atos.





Talvez um par de heróis, um par de vilões e milhares de pessoas que tentam viver nesse mundo em conflito, nesse conflito de mundos, nessa união dos conflitos que vem de um mundo e do outro. A colisão de dois mundos que vivem continuamente em guerra só pode dar como resultado implosões em cada um deles e uma grande explosão de dimensões quase continentais.

Mas também pode ler estes livros como romances de aventuras e pronto. Não é obrigatório parar e refletir acerca do que acontece neles.

Podem encontrar o livro em português aqui.